ENSINAMENTOS
Clique sobre cada título e leia alguns dos nossos ensinamentos:
- Que Jiba é a terra natal de todos nós, seres humanos;
- Que somos todos filhos de Deus-Parens;
- Que somos todos irmãos;
- Que somos vivificados por Deus-Parens através das dez providências;
- Que devemos atingir a vida plena de alegria e felicidade para que DeusParens possa apreciá-Ia;
- Que a natureza não é para ser controlada pelo homem, mas que tudo existe para viver em harmonia.
Revista O Caminho da Vida Plena de Alegria
Oyassama, Nossa-mãe, orientou-nos passo a passo, através de sua Vida Modelo, como concretizar o mundo da Vida Plena de Alegria.
“É preciso completar os instrumentos de qualquer modo.”
“Se não estiver treinada, sente-se em frente ao instrumento e toque com espírito. Aceitarei esse espírito”.
“Somente o espírito é o teu bem”
Instrução 4
Tendo em vista a celebração dos 140 anos do Ocultamento Físico de Oyassama no ano 189 da Revelação Divina (2026), expresso o meu pensamento para promover a união espiritual de todos os seguidores do Caminho.
Com a chegada do tempo predeterminado e tomando Oyassama como seu Sacrário, Deus-Parens revelou-se ao mundo para salvar toda a humanidade e iniciou o caminho da dedicação sincera à salvação que conduz para a vida plena de alegria e felicidade.
Desde então, como Sacrário de Tsukihi, Oyassama explanou sobre a intenção de Deus-Parens e, ao mesmo tempo em que ensinava o Serviço, mostou pessoalmente o caminho da vida-modelo.
Ainda, apressando a evolução espiritual dos queridos filhos, encurtou a sua vida determinada, ocultando-se fisicamente em 26 de janeiro de 1887. No entanto, ainda hoje, permanece eternamente viva na ResidÊncia original, orientando-nos e trabalhando à frente da salvação mundial.
De modo a corresponder a esse amor maternal, cada yoboku deve avançar concentradamente no caminho da evolução espiritual elevando a consciência como instrumento de Oyassama. Esse é o significado de celebrar as cerimônias decenárias de Oyassama.
Nas indicações Divinas, é ensinado que:
“Se não trilharem o caminho da vida-modelo, não será necessário a vida-modelo. (…) Não há outro caminho a não ser o da vida-modelo.”
(7 de novembro de 1889)
O período de três anos, mil dias para o Decenário de Oyassama é o tempo de praticar o ensinamento e trabalhar mais ativamente na caminhada da dedicação sincera à salvação, tendo como meta a vida-modelo.
Oyassama começou o caminho da vida-modelo primeiramente caindo à pobreza e, em qualquer dificuldade que fosse, trilhou com o espírito alegre seguindo a vontade de Deus-Parens.
Certa ocasião dizendo:
“Quando bebemos água, sentimos o gosto da água.”
Ensinou a trilhar sob quaisquer circunstâncias agradecendo pelas excelentes providências de Deus-Parens.
Ainda em outro momento, dizendo:
“Do nó sai o broto.”
Encorajou as pessoas ao redor, instruindo que todos os fatos que surgem são manifestações de Deus-Parens para orientar a evolução espiritual das pessoas.
Além disso, dizendo:
“Salvando os outros, estará salvando a si mesmo.”
Ensinou que, ao caminhar totalmente dedicado à sincera salvação, o espírito se purifica naturalmente e será salvo, tornando-se alegre e animado. Sentindo a importância de Jiba e correspondendo totalmente a intenção de Deus-Parens, com certeza, chegará o dia em que ficaremos convencidos de tudo isso.
A vida-modelo de cinquenta anos é, realmente, o único caminho para avançar à vida plena de alegria e felicidade.
Hoje, na sociedade, transbordam atitudes momentâneas e egoístas que não levam em consideração o próximo. As pessoas confiam demasiadamente nas próprias forças e são levadas pelas próprias cogitações humanas, vagando na escuridão do espírito.
Deus-Parens, desejando informar esses erros espirituais dos seres humanos, mostra-os sinalizando em problemas físicos e circunstanciais. Os frequentes desastres naturais ou as epidemias que se alastram no mundo são, também, orientações e manifestações do seu amor parental para incentivar todos nós, seus queridos filhos, a reforma do espírito. Com base na consciência de que todas as pessoas do mundo são irmãos, o que se busca agora é o modo de viver da vida plena de alegria e felicidade em que as pessoas se respeitam e se salvam umas às outras.
O yoboku, condizindo-se voluntariamente à igreja, animando-se no dia a dia ao hinokishim, deve se empenhar na divulgação a partir das pessoas próximas, como da vida e do local de trabalho. Para as pessoas que estão sofrendo com problemas físicos e circunstanciais, vamos confortá-las de coração, solicitar a solução através do Serviço, ministrar o Sazuke nas pessoas que sofrem de doenças e transmitir-lhes que existe o verdadeiro caminho da salvação. Deus-Parens aceitará a sinceridade desse espírito e mostrará as ilimitadas providências.
Oyassama começou sozinha esse Caminho, e os percursores, tendo a vida-modelo como apoio do espírito, trilharam-no com muito empenho para que tivesse continuidade até nós. Herdando essa fé, de pais para filhos, de filhos para netos, cada passo acumulado se torna a ligação do Caminho para todas as gerações.
Tendo a celebração da cerimônia decenária de Oyassama como o tempo oportuno para a evolução, todos nós, filhos atraídos a este Caminho, vamos avançar com todas as forças unindo o espírito na caminhada da salvação mundial para contentar e tranquilizar Oyassama eternamente viva.
Em 26 de outubro do ano 185 da Revelação Divina
Shimbashira Zenji Nakayama.